A consagração de 25 de março de 2022 e sua relação com o segredo de Fátima.


1. Certamente não podemos ser anacrônicos. Os segredos de Fátima, do ponto de vista histórico, estão estreitamente vinculados à Rússia comunista do século XX.

2. Os segredos revelam a preocupação do Imaculado Coração de Maria com a difusão do comunismo e das outras ideologias atéias, destarte, todas as consequências oriundas destas pífias ideologias, ou seja: a ruína moral, ética, a desvalorização da dignidade humana e a perseguição contra a igreja de Cristo, que subsiste na Igreja católica.


3. O cardeal Ângelo Sodano: “A visão de Fátima refere-se, sobretudo, à luta dos sistemas ateus contra a Igreja e os cristãos e descreve o sofrimento imanente das testemunhas da fé do último século do segundo milênio. É uma Via Sacra sem fim, guiada pelos Papas do século vinte.”


4. Estamos ainda e de modo mais voraz, neste século, na briga entre a verdadeira fé e as ideologias, como também suas consequências: ideologia de gênero, aborto, liberalismo sexual e moral, guerras, conflitos, novas heresias, ataques à Igreja provenientes de fora e de dentro;


5. Os segredos de Fátima estão ligados ao passado, como já tratei no início. Não se discute sobre assunto e a própria hermenêutica teológica já o explicou e encerrou as possíveis conclusões.


6. Entretanto, através da razoabilidade e profetismo da fé, pode-se fazer uma ligação, que não seja algo forçado, mas estritamente com um olhar de fé. 


7. Diz o segredo na segunda parte: “Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas, por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrará a Rússia a mim, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”. Vale lembrar que a Rússia não se converteu, continuou propagando ao mundo seus erros e difundindo perseguição e guerra, como nos eventos atuais na Ucrânia. 


8. Os líderes mundiais continuam promovendo a guerra, a morte, o aborto e as todas as desgraças do comunismo em todas as partes do mundo.


9. A leitura espiritual que faço: o convite de Fátima: “Penitência, Penitência, Penitência!”, ainda hoje se faz novo e atual. Há uma necessidade urgente de conversão e, assistindo à Consagração feita pelo Papa Francisco ao Imaculado Coração de Maria, desse modo, fazendo uma leitura de hermenêutica espiritual, visualizei profeticamente esta imagem: “o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meio em ruínas, e meio trêmulo com andar vacilante. Acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho”.


10. Nada nos impede que façamos, contextualizando, esta hermenêutica ou leitura. O fazemos a todo tempo com a Sagrada Escritura.


11. O cardeal Angelo Sodano assim exprime sobre o segredo de Fátima: “Tal texto constitui uma visão profética comparável às da Sagrada Escritura, que não descrevem, de forma fotográfica, os detalhes dos acontecimentos futuros, mas sintetizam e condensam, sob a mesma linha de fundo, fatos que se prolongam no tempo numa sucessão e duração não especificadas. Em consequência, a chave de leitura do texto só pode ser de caráter simbólico.


12. “Queria, no fim, tomar uma vez mais, outra palavra-chave do « segredo » que justamente se tornou famosa: « O meu Imaculado Coração triunfará ». Que significa isto? Significa que este Coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte que as pistolas ou outras armas de qualquer espécie. O _fiat_ de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele « Sim », Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio e assim permanece para sempre. Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus. Mas desde que Deus passou a ter um coração humano e, deste modo, orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. O que vale desde então, está expresso nesta frase: « No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo » (Jo 16, 33). A mensagem de Fátima convida a confiar nesta promessa.” ( Cardeal Joseph Ratzinger)

13.  Não há impedimento para que, na consagração de 2022, haja a possibilidade de fazermos uma ligação espiritual com o Segredo de Fátima. Neste sentido, torna-se a mensagem atemporal e profética. 


14. Indico a leitura: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html


Pe. Jerônimo Pereira Bezerra 

In Christo Per Mariam 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“A Verdade por Trás da ‘Missa de Sempre’: Tradição ou Ideologia?”

Venerável Pe. Celso Alípio-70 anos de vida sacerdotal

O ESCÂNDALO DA VIDA- PE. PETRÚCIO DARIO